ESTUDOS BIBLICOS

Primeira Igreja Batista em Parque das Palmeiras

 

Pr.: Claudio Marinho

Profº Seminarista Adriano , Seminarista Pedro

1º aula

 

Nova Era: uma revolução silenciosa ameaça a Civilização Cristã

Neste final de século tem se alastrado uma verdadeira febre pelas questões esotéricas que se manifesta dos mais diferentes modos: grafologia, mapa astral, astrologia, viagens para fora do corpo, comunicações telepáticas, pirâmides, ioga, cristais, duendes, gnomos da prosperidade, livro de relaxamento, meditação, medicina alternativa, óvnis, explosão de novas seitas...

COMO SURGIU A NOVA ERA

A Nova Era ou New Age na verdade não é nova. Ela desenterra perversas práticas religiosas que remotam o início da humanidade. O terreno começou a ser preparado no século XIX, principalmente por meio da difusão da filosofia oriental, carregada de conceitos contrários a Fé Cristã. Aquele século viu despertar a crença da comunicação dos mortos. Um dos fatores para o desencadeamento dessa moda foi o testemunho das irmãs Fox, em 1848, as próprias irmãs Fox revelaram ser tudo uma fraude. O Triste é constatar que o desmentido chegou tarde demais, porque em dez anos formou-se a doutrina espírita: Em 1857, na França, Allan Karderc publicou o livro dos espíritos chamando de espiritismo o movimento que nascia e apresentando o como a verdadeira religião da humanidade.

Portanto, impulsionado por uma fraude  das irmãs Fox,  Allan Kardec elaborou a sua doutrina; foi a partir de uma mentira que ele afirmou ter recebido uma revelação diferente daquela que havia sido dada por Jesus Cristo. Em 1875, fundou-se em Nova York a sociedade teosófica, pela russa Helena Blavatscky (espírita convicta), com a finalidade de buscar uma integração entre o pensamento oriental e o ocidental. Por meio desta sociedade fundada, começou a ser lançada as bases das crenças atuais da nova era: Reencarnação, mestres com outras vidas, viagem astral, conceitos do Hinduísmo...etc. O termo Nova Era foi criado entre (1880/1948) pela escritora Alice Bailey; ela anunciava a proximidade da era de aquário quando então, o tempo do Cristianismo estaria terminado e aquário derramaria suas águas sobre a Terra. Essas águas, são energias cósmicas que vem de mestres cósmicos do Xambala, onde reina a luz e existe um ser que foi muito humilhado, caluniado, e este portador da luz é Lucifer ( Luci ´ Luz / Fer ´ aquele que é portador). O portador da luz e os mestres cósmicos vão abrir a mente da humanidade para estas revelações, Jesus então dará lugar ao grande Líder Universal que se chama Maytréia e ao líder Religioso Avatar que irá preparar as massas com sinais e prodígios superiores aos de Jesus Cristo (  Apostolo Paulo já nos previne sobre isto em 2ºTs 2,9) pois Jesus já está superado. Precisamos nos evoluir e avançar para a modernidade. Este plano deveria ficar secreto por 100 anos (1875´1975); para que pudesse ser elaborado suas bases. Foi então denominada a expressão operação vermelha ou ´´network´´ (malha...rede...). Em vista ao escândalo de Jim Jones, com o monstruoso suicídio coletivo na Guiana, os organizadores da nova era viram que não era conveniente colocar esperanças e objetivos nas mãos de um único líder, por isso organizaram a ´´network´´ ou a ´´Rede´´ para envolver mais rapidamente todas as camadas sociais. Desta maneira não importa que existam líderes visíveis. Cada pessoa se transforma em líder na sua escola, no seu trabalho, grupo religioso ou qualquer organização. Em certas organizações de vendas muitas vezes os propagandistas podem ignorar os verdadeiros fins da nova era, ou podem ser submetidos a métodos de controle mental. A ´´network marketing´´, a rede de propaganda está sendo empregada com muito êxito em muitos países e continentes, inclusive no Brasil.

FILOSOFIA DA NOVA ERA

A filosofia da nova era, quer criar um mundo novo, perfeito pela integração cósmica de todas as coisas. Tudo deve ser observado globalmente. Cada pessoa deve sentir se como uma parte da natureza e de todo o cosmo. Emprega todos os meios para criar uma nova consciência nos indivíduos, por isso todos os padrões de vida devem ser mudados. Os valores éticos e morais devem desmoronar; o bem e o mal não existem, são as mesmas perspectivas divina. Dentro dos padrões da nova era, a felicidade das pessoas consiste na satisfação pessoal e no êxito na vida. Para incutir idéias a organização do movimento aproveita-se de todas as religiões orientais (Hinduísmo, Budismo,Panteísmo e do Ocultismos). Normalmente as pessoas não compram livros, filmes ou algo sobre a reencarnação, canalização, cristais, astrologia, magia, bruxaria, etc,... as diversas e amplas ofertas do movimento nova era eram capazes de popularizar e influenciar sistematicamente a sociedade.

*Panteísmo:´ Deus é tudo e tudo é Deus. Ex: árvore é Deus, animal é Deus, etc...

*Ocultismo:´ Doutrinas Secretas

OS OBJETIVOS DA NOVA ERA

Seus objetivos e planos, segundo a ordem dada pelo ´´mestre da sabedoria´´para Alice Bailey, consiste no estabelecimento de uma unidade na diversidade, consciência de grupo e espírito de cooperação´´, dentro de uma nova ordem mundial; 1) Através da implantação de um novo governo central,

2) uma nova economia mundial,

3) uma nova religião mundial; para obter o controle do mundo.

1) O NOVO GOVERNO MUNDIAL:
tem como objetivo um governo político centralizado que abrange todo o mundo. Existe uma grande tendência comunitária que visa o fim de todas as ditaduras e monarquias, das fronteiras e dos padrões monetários.

2) UMA NOVA RELIGIÃO MUNDIAL:
tem como objetivo moldar as religiões já existentes aos moldes da doutrina da nova era. A nova era não se apresenta como uma religião e nem pretende ser, mas quer criar uma só religião, infiltrando sua doutrina no meio das religiões já constituídas. Deseja a nova era levar o Judaísmo, o Islamismo, o Cristianismo e as religiões orientais para seu lado, promovendo desta forma a descaracterização da fé, descaracterização da personalidade de Deus, despertar no homem que ela pode ser Deus por meio da reencarnação eliminar a consciência do julgamento futuro, substituindo-o pelo processo da reencarnação, eliminar o conceito de salvação, levando o homem a procurar a soluções para os problemas atuais e presentes; eliminar a individualidade de cada religião, arregimentando todas as religiões para si, através de pontos comuns, pois diz a nova era, que todas as religiões são boas e que todas aguardam um grande líder  os Judeus aguardam o Messias, os Cristãos aguardam Jesus Cristo, os Budistas aguardam o Buda, os Hinduístas aguardam o Krischna...etc. Assim a nova era levará as pessoas a crerem que TODOS esperam o mesmo Líder, embora com nomes diferentes, e este líder é Maitreya, o Cristo da nova era, o anticristo da bíblia.

3 UMA NOVA ECONOMIA MUNDIAL: o mundo será dividido em dez áreas políticas com fins econômicos (intercâmbio comercial). A política de bens e alimentos será centralizada, sendo beneficiados somente os que se submeterem a ela. As idéias fazem parte do Plano econômico mundial, envolvendo no período de implantação do plano preparatório alguns itens como

a) um sistema universal de cartão de crédito;

b) um sistema mundial de imposto unificado;

 

(I João 2:18) -  Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora.

 

(Mateus 5:10) -  Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; 

(Romanos 8:35) -  Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

 

2º Aula 

A FAMÍLIA NA NOVA ERA

A nova era abomina a família tradicional. A família ocidental composta segundo os moldes ditados por Deus na Bíblia é repugnada. Segundo o movimento não deverá haver família tradicional como conhecemos agora. Alguns conceitos estabelecidos pela nova era com respeito à família são:

a) deve existir liberdade de expressão sexual, sendo que a troca de parceiros é benéfica no processo da divindade do homem.

b) o casal deve ser transpessoal, ou seja, viver em lucros comunitários, onde seja permitido o sexo grupal. (1º Co 7: 9-10)

c) o sexo deve expressar-se nas suas mais diferentes formas, tais como: homossexualismo, lesbianismo, bissexualismo, etc... (RM 1:23-32)

d) a estratégia é confundir o homem e a mulher no seu papel, dentro do casamento, através da moda unissex e de movimentos de emancipação, por exemplo: movimento feminista. E o pensamento é inibir a família individual, para que o homem tenha consciência de que ele faz parte de um todo e pertencente ao todo, portanto, a família é global. (1º Co 7:4-8)

e) a família será aberta, onde homem e mulher não se pertencem. Os filhos terão Mãe,  o pai pode ser desconhecido. Isto será denominado ´´produção independente´´. (1 ºCo 7: 1-3)

f) o plano prevê controle de natalidade através de várias formas, implicando numa drástica redução da população mundial, antes do ano 2000.

COMO A NOVA ERA ENTRA NAS FAMÍLIAS

A infiltração dos ensinamentos da nova era nas famílias, de maneira especial, acontece por meios sutis. Como via de regra propagadores não se apresentam como adeptos da nova era, mas como portadores de uma mensagem que vai beneficiar o homem economicamente, mental e espiritualmente. Os métodos usados pela nova ordem eram para implantação de seus planos e princípios é o da utilização de: saúde holística:

1  Medicina Alternativa (onde ela propõe tratar o homem como todo, tanto no aspecto físico como espiritual);

2  A astrologia médica, usa o horóscopo para diagnóstico e medicina preventiva, mapa astral, isto inclui ainda dieta, suplemento, ervas, remédios homeopáticos, (que são freqüentemente muitos fracos, mas considerados como fontes de energia que afetam o vigor das pessoas), essência de flores (florais de Bach), cristais ( árvores da felicidade, pirâmides, pedras, elefantes etc...) e jóias ( pulseiras magnetizadas etc...), bem como referências para vários tipos de trabalho do corpo e equilíbrio energético.

3 Toque terapêutico, reflexologia (faz o tratamento de órgãos adoecidos através de massageamento de algumas áreas da mão ou do pé), empresas comprometidas com a nova era, já lançaram no mercado, palmilhas de calçados, encosto para corpo, assentos, colchões, travesseiros etc... São produtos magnetizados que irradiam energias para o corpo); iridologia ( propõe que a doença passada, presente ou futura em todas as partes do corpo é refletida em manchas nas íris do olho e podem ser tratadas e curadas), meditação transcendental, utilização de mantra ( repetição de palavra ou frase com finalidade de levar a pessoa a estar em união com a força divina em seu interior, muitas vezes estes meios e técnicos serão utilizadas pela ioga, relaxamento, método silva de controle mental, (considere num curso de 40hrs, com palestras, exercícios de auto-hipnose e parapsicologia. No final do referido curso pede-se que a pessoa permita que dois espíritos venham sobre ela e sejam conselheiros´´).

(I Corintios 7:1) - ORA, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;

 

 

(I Corintios 7:2) - Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.

 

 

(I Corintios 7:3) - O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.

 

 

(I Corintios 7:4) - A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.

 

 

(I Corintios 7:5) - Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.

 

 

(I Corintios 7:6) - Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento.

 

 

(I Corintios 7:7) - Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.

 

 

(I Corintios 7:8) - Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.

 

 

(I Corintios 7:9) - Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.

 

 

(I Corintios 7:10) - Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.

 

 

(I Corintios 7:11) - Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.

 

 

(I Corintios 7:12) - Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.

 

 

(I Corintios 7:13) - E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.

 

 

(I Corintios 7:14) - Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.

 

 

(I Corintios 7:15) - Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.

 

 

(I Corintios 7:16) - Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?

 

 

(I Corintios 7:17) - E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas. 

 

(Romanos 1:23) - E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

 

 

(Romanos 1:24) - Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

 

 

(Romanos 1:25) - Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

 

 

(Romanos 1:26) - Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

 

 

(Romanos 1:27) - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

 

 

(Romanos 1:28) - E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

 

 

(Romanos 1:29) - Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

 

 

(Romanos 1:30) - Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;

 

 

(Romanos 1:31) - Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

 

 

(Romanos 1:32) - Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.